Bem vindos

BEM VINDOS


Recados para Orkut

22 de nov. de 2011

Obá


Orixá do rio Níger. Orixá, embora feminina, temida, forte, energética, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta, Oxalá, Xangô e Orumilá.
Obá é irmã de Iansã, foi esposa de Ogum e, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xangô. Bastante conhecida pelo fato de ter seguido um conselho de Oxum e decepado a própria orelha para preparar um ensopado para o marido na esperança de que isto iria fazê-lo mais apaixonado por ela. Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são uma espada e um escudo.
Tudo relacionado a Obá é envolto em um clima de mistérios, e poucos são os que entendem seus atos aqui no Brasil. Certas pessoas a cultuam como se fosse um Xangô fêmea.
Obá e Ewá são semelhantes, são primas. Obá usa a festa da fogueira de Xangô para poder levar suas brasas para seu reino, desta forma é considerada uma das esposas de Xangô mais fieis a ele.
Obá é Orixá ligado a água, guerreira e pouco feminina. Suas roupas são vermelhas e brancas, leva um escudo, uma espada, uma coroa de cobre. Usa um pano na cabeça para esconder a orelha cortada. Conta e lenda que Obá, repudiada por Xangô, vivia sempre rondando o palácio para voltar.


Cor
Vermelha (marrom rajado)

Fio de Contas
-

Ervas
Candeia, negamina, folha de amendoeira, ipoméia, mangueira, manjericão, rosa branca

Símbolo
ofangi (espada) e um escudo de cobre

Pontos da Natureza
Rios de águas revoltas.

Flores
-

Essências
-

Pedras
Marfim, coral, esmeralda, olho de leopardo

Metal
cobre

Saúde
audição, orelha, garganta.

Planeta
-

Dia da Semana
Quarta-feira

Elemento
Fogo

Chakra
-

Saudação
Obá xirê

Bebida
Champanhe

Animais
Galinha d’angola

Comidas
Abará - massa de feijão fradinho enrolado em folhas de bananeira; acarajé e quiabo picado.

Numero
-

Data Comemorativa
30 de maio.

Sincretismo
Santa Joana d'Arc

Incompatibilidades Sopa, peixe de água doce